4 de out. de 2010

O que fazermos com o lixo que produzimos??


¡

Não há como não produzir lixo, mas podemos diminuir essa produção. Como? ¡Reduzindo o desperdício, reutilizando sempre que possível e separando os materiais recicláveis para a coleta seletiva.  
Desde maio de 2009, o município de Guará conta com o recolhimento do lixo reciclável da sua população - ação desenvolvida em parceria com a Agenda 21, o Fundo Social de Solidariedade, Prefeitura Municipal e a empresa Ambitec, e apoio da Câmara Municipal.
Ao selecionar o lixo e enviá-lo para a reciclagem, você evita a poluição (água, solo, ar e doenças);  economiza recursos naturais (minérios, água, energia, ar limpo, árvores, etc); economiza dinheiro; gera emprego e renda (catador, transportador, separador, vendedor, reciclador, comprador e volta ao consumidor).
No prédio da Agenda 21, recebemos pilhas e baterias usadas da população, para que estas tenham um descarte correto.
Faça a sua parte!! O meio ambiente agradece!



24 de set. de 2010

VIII Diálogo Interbacias de Educação Ambiental em Recursos Hídricos

O Diálogo Interbacias de Educação Ambiental em Recursos Hídricos é realizado anualmente, desde 2003, no município de Avaré, às margens do lago da usina hidrelétrica Jurumirim, no Rio Paranapanema.
Com a organização dos Comitês de Bacias Hidrográficas do Estado de São Paulo o VIII Diálogo Interbacias de Educação Ambiental e Recursos Hídricos aconteceu de 13 a 16 de Setembro de 2010.
A sede do Evento foi no Ibiquá Eco Resort, em Avaré/SP, buscando proporcionar maior conforto aos participantes, diminuindo distâncias entre as diversas atividades que foram oferecidas, enriquecendo o diálogo e a troca de experiência entre todos.

Município de Guará comemora o Dia da Árvore

No hemisfério sul, o dia 21 de setembro marca a chegada da primavera, estação onde a natureza parece recuperar toda a vida que estava adormecida pelos dias frios de inverno.
No Brasil, carregamos fortes laços com a cultura indígena que deu origem a este país; um deles é o amor e respeito pelas árvores como representantes maiores da imensa riqueza natural que possuímos.
Confirmando o carinho e respeito pela natureza, no Brasil, há 30 anos, formalizou-se então o dia 21 de setembro como o Dia da Árvore - o dia que marca um novo ciclo para o meio ambiente; e o tempo para reforçarmos nossos apelos para a conscientização de todos em favor do meio ambiente.
As árvores mantêm a umidade do ar e ajudam a diminuir a poluição, já que absorvem gás carbônico. Quanto mais árvores, mais oxigênio. Elas também mantêm a estrutura do solo firme, filtram poeira, nos dão madeira, frutos, matéria-prima para fabricação de papel e remédios, além de deixar as cidades com uma beleza natural. É sempre importante ter em mente que as árvores são mais antigas que os homens. A relação, portanto, deve ser de respeito.
Para comemorar o Dia da Árvore, o município de Guará desenvolveu várias ações, entre elas o plantio de mudas de árvores na calçada do playground infantil inaugurado recentemente no bairro Nélio dos Santos com o apoio dos alunos da EMEB Adelaide Garnica e O Boticário, plantio de árvores por alunos da EMEF Dr. Nehif Antônio e atividades na EMEF Profª Latifa Salomão Migliori, com apresentações de poesias, jogral, leitura de textos referentes ao Dia da Árvore e montagem de duas árvores de papel com frases referentes às árvores e ao meio ambiente, na qual foram coladas em florzinhas e folhinhas de papel colorido.
No plantio feito na calçada do playground, uma aluna da escola Adelaide Garnica apresentou a importância e motivo desta data comemorativa e contamos com a presença do Excelentíssimo Sr. Prefeito, Marco Aurélio Migliori e do Sr. Secretário da Educação, Roberto José dos Santos Pereira, na qual comentaram a importância da realização do plantio e da conscientização ambiental que todos devemos ter para então obtermos uma ótima qualidade de vida, afirmou a coordenadora de educação ambiental do município, Fabiana G. Costa.   
Os plantios foram organizados pela Agenda 21, que desenvolve o Programa Adote uma Árvore, que consiste na doação de mudas de árvores para a população.
Para a adoção de mudas, deve-se preencher a ficha de autorização na Agenda 21 e após isso, retirar a muda no Horto gratuitamente.
Ao adotar uma árvore, você está melhorando a qualidade de vida da população e do planeta, pois as árvores mantêm a umidade do ar e ajudam a diminuir a poluição, já que absorvem gás carbônico. Quanto mais árvores, mais oxigênio. Elas também mantêm a estrutura do solo firme, filtram poeira, nos dão madeira, frutos, matéria-prima para fabricação de papel e remédios, além de deixar as cidades com uma beleza natural.

ADOTE UMA NASCENTE

O programa Adote uma Nascente, criado pela Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo (SMA), tem como objetivo incentivar a proteção de nossos recursos hídricos por meio da identificação, cadastro e compromisso de proteção das nascentes.
A nascente é o afloramento da água subterrânea que forma um curso d´água, como os rios, córregos e reservatórios.
Toda nascente necessita que a vegetação nativa do seu entorno seja protegida. Vegetação nativa é aquela natural à região. Essa proteção é obrigatória num raio de 50 metros.
Você que tem uma nascente em sua propriedade, mas não possui recursos para preservá-la, poderá disponibilizar sua área para ser adotada por outra pessoa ou entidade.
Qualquer pessoa, física ou jurídica, poderá adotar uma nascente e garantir a proteção, manutenção ou recuperação da vegetação em seu entorno.
Um agricultor familiar, um fazendeiro, um empresário, uma escola ou universidade, uma ONG, ou a própria prefeitura podem fazer a adoção.


3 de set. de 2010

PROJETO (RE)VIVA O ÓLEO PREMIA ALUNOS DE GUARÁ

Escolas do ensino fundamental receberam a equipe do Projeto (Re)viva o Óleo da Indústria Alimentícia Brejeiro para premiarem com kits alimentares os alunos semifinalistas, finalistas e professores dos concursos desenvolvidos durante o 1° semestre.

27 de ago. de 2010

Interlocutor do Projeto Município Verde Azul e coordenadora de Ed. Ambiental participam de capacitação do Pacto das Águas em Ribeirão Preto

Aconteceu nos dias 12 e 13 de julho em Ribeirão Preto, o curso de capacitação do Pacto das Águas da Secretaria Estadual do Meio Ambiente com o intuito de contribuir para a formação dos servidores municipais. Os temas explanados foram: Planejamento Municipal, Saneamento, Água e Floresta e Elaboração de projetos e contou com a presença de conceituados palestrantes.

Classe vencedora do Desafio do Brejolinho (Projeto Reviva o óleo) do 1° semestre visita a Fazenda São Luiz

O Projeto “Reviva o Óleo”, usa como incentivo a troca do óleo usado por um frasco de óleo novo Brejeiro, a iniciativa visa diminuir no mínimo 50% do óleo saturado despejado no meio ambiente, gradativamente eliminando a poluição do solo, água e ar.
Entre abril e maio foi desenvolvido o Desafio do Brejolinho nas escolas de 1ª à 4ª série da Rede Municipal de Ensino, que consiste numa gincana entre classes ou equipes para o maior número de óleos usados coletados A escola Nehif Antônio foi a que mais arrecadou óleo usado, ficando em 1° (4ª série A) e 2° lugar (4ª série B). A proposta de arrecadação de óleo usado pela através de gincana (Desafio) atingiu resultados surpreendentes, na qual, no decorrer da campanha foi possível perceber o comprometimento e conscientização de pais e filhos com o meio ambiente, afirmou a professora Sheila.

Semana do Meio Ambiente é comemorada em Guará

Na semana de 31 de maio a 5 de junho, comemorou-se a Semana do Meio Ambiente. O dia ou a semana em torno de 5 de junho, que é o Dia Mundial do Meio Ambiente, é usado por muitas pessoas e organizações para celebrar o milagre da vida, a beleza da natureza, e ao mesmo tempo alertar sobre os riscos à própria sobrevivência do ser humano se o ambiente continuar a ser degradado, poluído, desrespeitado, visto como obstáculo aos nossos desejos.

Dia do Desafio em Guará une atividade física e preservação ambiental

Dia 26 de maio de 2010, no Centro de Educação Integrada “Américo Migliori”, alunos, professores e funcionários da rede Municipal de Ensino praticaram atividades físicas que contaram pontos no Dia do Desafio.
O evento movimentou cerca de 5 mil pessoas que de forma simbólica abraçaram o Lago e o Bosque do Lobo Guará (que ficam no Centro de Educação Integrada, Américo Migliori).
O Dia do Desafio é um movimento da inclusão social, integração, criatividade e autonomia das lideranças comunitárias na mobilização da mudança de hábitos e implantação da prática de atividades saudáveis na vida de todos os cidadãos.

Agenda 21 participa de evento sobre Arborização Urbana em Americana-SP

Integrantes da Agenda 21 estiveram presentes no III Encontro Paulista de Arborização Urbana, ocorrido em Americana-SP, no mês de abril de 2010 com o tema em EXPERIÊNCIAS E PRÁTICAS EM ARBORIZAÇÃO URBANA.

20 de ago. de 2010

Feira da Solidariedade de Guará tem a presença da Agenda 21

De 6 a 8 de maio, Guará teve a Feira da Solidariedade, que contou, além das barracas de alimentação, bordados, artesanatos, etc, as barracas da Agenda 21 que divulgou a coleta seletiva no município e fez doação de mudas para os munícipes interessados e a do Projeto (Re)viva o Óleo, da Indústria Brejeiro, com a divulgação do projeto da coleta do óleo usado.





Reunião do Projeto Município Verde Azul em Mococa

Prefeito, Secretário da Educação e Responsáveis pela Agenda 21 participam de Reunião do Projeto Município Verde Azul ocorrida em Mococa no mês de março, referente às diretivas do Projeto Estadual.

O Boticário e Agenda 21 promovem o Dia Sem Carro

Na manhã do dia 10/04/10, O Boticário e a Prefeitura Municipal através da Agenda 21, realizaram um passeio ciclístico em comemoração e conscientização ao Dia Mundial Sem Carro.
Cerca de 50 crianças, jovens e adultos participaram do trajeto que teve saída às 9 horas de frente a loja do O Boticário, passando pelos principais pontos da cidade, divulgando e mobilizando a população para um mundo mais verde.

Agenda 21 faz reflorestamento em APP





19 de ago. de 2010

Semana da Água - 16 a 22 de março de 2010

Guará comemora a Semana da Água com palestras para alunos da rede de ensino pública e particular; visita à Expo Água em Franca-SP, confecção de cartazes e atividades intra-classe de conscientização ambiental sobre a importância da água.