24 de set. de 2010

VIII Diálogo Interbacias de Educação Ambiental em Recursos Hídricos

O Diálogo Interbacias de Educação Ambiental em Recursos Hídricos é realizado anualmente, desde 2003, no município de Avaré, às margens do lago da usina hidrelétrica Jurumirim, no Rio Paranapanema.
Com a organização dos Comitês de Bacias Hidrográficas do Estado de São Paulo o VIII Diálogo Interbacias de Educação Ambiental e Recursos Hídricos aconteceu de 13 a 16 de Setembro de 2010.
A sede do Evento foi no Ibiquá Eco Resort, em Avaré/SP, buscando proporcionar maior conforto aos participantes, diminuindo distâncias entre as diversas atividades que foram oferecidas, enriquecendo o diálogo e a troca de experiência entre todos.


Na organização dos Diálogos têm-se valorizado os temas propostos anualmente pela ONU para o Dia Mundial da Água, comemorado como um meio de chamar a atenção para a importância da água doce e defender a gestão sustentável dos recursos hídricos. Esses temas são abordados e trabalhados em diferentes momentos e atividades, buscando aprofundar conhecimentos e debates sobre os mesmos.
Surgiu como esforço de integração de ações educativas dos Comitês das Bacias Hidrográficas dos Rios Aguapeí e Peixe,  do Alto,  Médio e  Pontal do Paranapanema, cujos representantes entenderam que a gestão descentralizada e participativa das águas, deve permitir e incentivar a integração entre os gestores e comunidade. A partir de 2005 integrou-se a organização o Comitê de Bacia do Tietê Batalha.
A aplicação desses princípios constituiu um dos motivos da escolha do local de realização do evento. Um local tranquilo, com muitas águas, que permite e estimula o diálogo entre os participantes, com trocas de conhecimentos e experiências.
O Diálogo é organizado de forma participativa e voluntária por representantes dos 05 Comitês de Bacias, em reuniões periódicas e em várias cidades. Os recursos financeiros são obtidos por meio de projeto apresentado ao Fundo Estadual de Recursos Hídricos (FEHIDRO) e por patrocínio de empresas e instituições.
O público alvo é constituído por educadores, formadores de opinião, membros dos Comitês de Bacias Hidrográficas, prefeitos municipais, vereadores, técnicos de órgãos públicos e privados, ambientalistas e da sociedade civil em geral.



Nenhum comentário:

Postar um comentário