24 de set. de 2010

VIII Diálogo Interbacias de Educação Ambiental em Recursos Hídricos

O Diálogo Interbacias de Educação Ambiental em Recursos Hídricos é realizado anualmente, desde 2003, no município de Avaré, às margens do lago da usina hidrelétrica Jurumirim, no Rio Paranapanema.
Com a organização dos Comitês de Bacias Hidrográficas do Estado de São Paulo o VIII Diálogo Interbacias de Educação Ambiental e Recursos Hídricos aconteceu de 13 a 16 de Setembro de 2010.
A sede do Evento foi no Ibiquá Eco Resort, em Avaré/SP, buscando proporcionar maior conforto aos participantes, diminuindo distâncias entre as diversas atividades que foram oferecidas, enriquecendo o diálogo e a troca de experiência entre todos.

Município de Guará comemora o Dia da Árvore

No hemisfério sul, o dia 21 de setembro marca a chegada da primavera, estação onde a natureza parece recuperar toda a vida que estava adormecida pelos dias frios de inverno.
No Brasil, carregamos fortes laços com a cultura indígena que deu origem a este país; um deles é o amor e respeito pelas árvores como representantes maiores da imensa riqueza natural que possuímos.
Confirmando o carinho e respeito pela natureza, no Brasil, há 30 anos, formalizou-se então o dia 21 de setembro como o Dia da Árvore - o dia que marca um novo ciclo para o meio ambiente; e o tempo para reforçarmos nossos apelos para a conscientização de todos em favor do meio ambiente.
As árvores mantêm a umidade do ar e ajudam a diminuir a poluição, já que absorvem gás carbônico. Quanto mais árvores, mais oxigênio. Elas também mantêm a estrutura do solo firme, filtram poeira, nos dão madeira, frutos, matéria-prima para fabricação de papel e remédios, além de deixar as cidades com uma beleza natural. É sempre importante ter em mente que as árvores são mais antigas que os homens. A relação, portanto, deve ser de respeito.
Para comemorar o Dia da Árvore, o município de Guará desenvolveu várias ações, entre elas o plantio de mudas de árvores na calçada do playground infantil inaugurado recentemente no bairro Nélio dos Santos com o apoio dos alunos da EMEB Adelaide Garnica e O Boticário, plantio de árvores por alunos da EMEF Dr. Nehif Antônio e atividades na EMEF Profª Latifa Salomão Migliori, com apresentações de poesias, jogral, leitura de textos referentes ao Dia da Árvore e montagem de duas árvores de papel com frases referentes às árvores e ao meio ambiente, na qual foram coladas em florzinhas e folhinhas de papel colorido.
No plantio feito na calçada do playground, uma aluna da escola Adelaide Garnica apresentou a importância e motivo desta data comemorativa e contamos com a presença do Excelentíssimo Sr. Prefeito, Marco Aurélio Migliori e do Sr. Secretário da Educação, Roberto José dos Santos Pereira, na qual comentaram a importância da realização do plantio e da conscientização ambiental que todos devemos ter para então obtermos uma ótima qualidade de vida, afirmou a coordenadora de educação ambiental do município, Fabiana G. Costa.   
Os plantios foram organizados pela Agenda 21, que desenvolve o Programa Adote uma Árvore, que consiste na doação de mudas de árvores para a população.
Para a adoção de mudas, deve-se preencher a ficha de autorização na Agenda 21 e após isso, retirar a muda no Horto gratuitamente.
Ao adotar uma árvore, você está melhorando a qualidade de vida da população e do planeta, pois as árvores mantêm a umidade do ar e ajudam a diminuir a poluição, já que absorvem gás carbônico. Quanto mais árvores, mais oxigênio. Elas também mantêm a estrutura do solo firme, filtram poeira, nos dão madeira, frutos, matéria-prima para fabricação de papel e remédios, além de deixar as cidades com uma beleza natural.

ADOTE UMA NASCENTE

O programa Adote uma Nascente, criado pela Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo (SMA), tem como objetivo incentivar a proteção de nossos recursos hídricos por meio da identificação, cadastro e compromisso de proteção das nascentes.
A nascente é o afloramento da água subterrânea que forma um curso d´água, como os rios, córregos e reservatórios.
Toda nascente necessita que a vegetação nativa do seu entorno seja protegida. Vegetação nativa é aquela natural à região. Essa proteção é obrigatória num raio de 50 metros.
Você que tem uma nascente em sua propriedade, mas não possui recursos para preservá-la, poderá disponibilizar sua área para ser adotada por outra pessoa ou entidade.
Qualquer pessoa, física ou jurídica, poderá adotar uma nascente e garantir a proteção, manutenção ou recuperação da vegetação em seu entorno.
Um agricultor familiar, um fazendeiro, um empresário, uma escola ou universidade, uma ONG, ou a própria prefeitura podem fazer a adoção.