25 de abr. de 2012

Creches e Escolas de Guará desenvolvem atividades na Semana Mundial da Água

            O Dia Mundial da Água, criado pela ONU (Organização das Nações Unidas) no dia 22 de março de 1992, na qual é destinado à discussão sobre os diversos temas relacionadas a este importante bem natural, cujo objetivo principal é criar um momento de reflexão, análise, conscientização e elaboração de medidas práticas para conscientizar sobre a preservação deste recurso natural.
            A rede municipal de ensino de Guará, apoiados pela Agenda 21 e pelo Comitê da Bacia Hidrográfica dos rios Sapucaí-Mirim/Grande, que sugeriram atividades e entregaram Encartes, desenvolveram na semana entre os dias 19 a 23 de março, atividades de conscientização sobre este recurso natural que é a água, na qual inclui leitura do Encarte do Comitê de Bacias; roda de leitura de livros; confecção de cartazes com colagens e pinturas; maquetes, terrários, pluviômetros; atividades práticas; pesquisa na Biblioteca municipal; apresentação de vídeos; visita a um poço artesiano; entre outras atividades.
            “Foi muito gratificante trabalhar nesse projeto, os alunos interagiram completamente com os trabalhos, desempenharam muito bem as atividades e tiveram grande aprendizagem, estou muito feliz” (Dorcília, professora da EMEF Nehif Antônio).
            “De maneira lúdica e construtiva, as professoras aplicaram curiosidades e entendimentos a fim de conscientizar as crianças sobre o uso da água. Todos os trabalhos realizados sobre a “ÁGUA” proporcionaram às crianças de nossa escola e seus familiares, mobilizações e reflexões mais profundas sobre o consumo adequado de água potável. Temos a esperança de que a população se conscientize e saiba utilizar este bem tão precioso para que um dia não falte em nosso Planeta” (Juliana - Professora coordenadora - EMEF Helena Telles Furtado).
 “A responsabilidade social e a preservação ambiental significam um compromisso com a vida”.  (João Bosco)

  








4 de abr. de 2012

Prefeito de Guará assina convênio para a construção do Centro de Educação Ambiental

O Prefeito Marco Aurélio assinou convênio com a Central Elétrica Anhanguera S.A. - CELAN, visando construir salas de aula para realização de palestras, eventos de cunho educativo ambiental no “Bosque Lobo Guará”.

A Prefeitura construiu as bases com aterramento, alicerces, contra pisos, dentre outras adaptações. Agora por parte da CELAN serão construídas paredes, telhado e divisórias, pintura, toda parte de acabamento, para que assim as aulas possam ser proferidas para os alunos de Guará.

O Projeto do Centro de Educação Ambiental de Guará é uma idealização da administração Marco Aurélio e Catimbau no Bosque “Lobo Guará”, anexo ao Centro de Educação Integrada “Américo Migliori”.

Para o Prefeito Marco Aurélio, a construção das salas de aula será de grande valia para os alunos da rede pública, que contarão com local amplo e apropriado para aulas sobre meio ambiente e ensinamentos para buscar o tão desejado desenvolvimento sustentável.

A preocupação da atual administração em preservar o meio ambiente é facilmente notada quando da aquisição e preservação da mata nativa que fica no perímetro urbano de Guará.  Esta que é a última reserva do município, será conservada, buscando assim a reabilitação dos processos ecológicos, conservação da biodiversidade, produção de sementes para formação de mudas e abrigo e proteção da fauna e flora nativas.